sábado, 7 de setembro de 2013

Manifestação em desfile no Rio

Manifestação em desfile no Rio
 Mais um confronto entre policiais e manifestantes ocorreu por volta das 12h deste sábado (7). A confusão começou na Avenida Presidente Vargas com a rua Senhor dos Passos, onde havia um bloqueio policial para impedir a passagem dos manifestantes. Mais cedo, manifestantes invadiram a avenida durante o desfile cívico do Dia da Independência.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que 13 pessoas haviam dado entrada no Hospital Souza Aguiar, Centro do Rio, até 13h40 deste sábado. Deste total, ninguém ficou ferido com gravidade e 10 pessoas haviam sido liberadas até este horário.

Quando os manifestantes se recusaram a voltar para o ponto onde estavam reagrupados após a primeira confusão, os policiais do Batalhão de Choque lançaram muitas bombas de gás lacrimogêneo em direção ao protesto. Pessoas que assistiam ao desfile relataram ter ouvido tiros de arma letal disparados de dentro de uma loja da Praça da República. Eles inclusive reclamaram com policiais a respeito do ocorrido, já que os disparos acabaram causando correria e tumulto no local.

Invasão do desfile Por volta das 10h15, pouco mais de uma hora depois do início do desfile, manifestantes invadiram a área do desfile do 7 de setembro. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas pela polícia e houve muita correria entre o público que assistia à parada militar.

Mesmo com a invasão e com a dispersão do público, militares não interromperam o desfile, que seguiu por uma das pistas da Presidente Vargas, no sentido Candelária-Tijuca, até as 10h55. O horário previsto para o encerramento era 11h. Cerca de 200 manifestantes que tinham se concentrado na Avenida Passos entraram na Rua da Carioca, passaram pela Praça Tiradentes e continuaram até o Campo de Santana, onde entraram à direita para chegar à Avenida Presidente Vargas, bem na altura do Palácio Duque de Caxias, onde foi montado o palanque das autoridades que assistiam ao desfile cívico.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário